Inflação

Preço do tomate subiu quase 17% no mês de outubro em Santa Maria

Juliana Gelatti

"

O grupo de produtos formado por ventiladores e máquinas de lavar, entre outros eletrodomésticos e utensílios foi o que registrou a maior alta de preços durante o mês de outubro em Santa Maria. Mesmo assim, a variação do grupo de alimentos ainda impacta mais na vida do cidadão (veja abaixo). A informação é do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), divulgado na manhã desta quarta-feira.

:: Custo de Vida sobe 0,30% em setembro, devido aos gastos com alimentação

:: Leia todas as notícias de Economia e Política

O ICVSM registrou, no mês de outubro, variação de 0,28% em relação ao mês anterior. É o segundo menor índice deste ano, ficando atrás de agosto, quando a inflação foi de 0,19%. O comportamento dos preços no segundo semestre é de diminuição do ritmo de alta de preços.

No acumulado de janeiro a outubro de 2014, o Custo de Vida já subiu 5,70 na cidade. O resultado para os últimos 12 meses até outubro é de 6,90%.

Nesse contexto, se destaca a instabilidade do cenário econômico depois de um período eleitoral conturbado como um dos fatores responsáveis, uma vez que estamos na expectativa de mudanças na condução da política econômica informa o boletim, coordenado pelo economista e professor do Centro Universitário Franciscano, Mateus Frozza.

Itens sazonais, como ventiladores e roupa de banho feminina estão entre os que mais subiram de preço em outubro, com a proximidade do verão.

No grupo Transporte, entre os combustíveis já foi registrado aumento de preços, mesmo antes do anúncio do reajuste pela Petrobras. A gasolina comum e a aditivada variaram 0,03% e o etanol, 0,08%. O óleo diesel foi o único que baixou (-0,4%). No boletim de novembro, já aparecerá que o grupo sofre pressão de alta.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de Santa Maria quer estender contrato com dona de veículo

Próximo

Preço do etanol ainda não subiu em Santa Maria

Economia